Sócio Destaque

Flavio Pechansky 9 Março 2020

Possui graduação em Medicina pela UFRGS, mestrado e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Hubert Humphrey Fellow da Johns Hopkins School of Public Health. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da UFRGS. 

Flavio Pechansky foi o único sul-americano convidado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para participar de duas reuniões sobre áreas prioritárias para fortalecer a implementação da estratégia global para reduzir uso nocivo de álcool, na sede da OMS, Genebra, Suíça. 

O objetivo final destas reuniões foi o de alimentar a OMS com informações de experts, visando a assembléia geral da ONU sobre o tema de saúde mental na área específica, que acontecerá em 2020.

Gabriela Massaro Carneiro Monteiro 9 Agosto 2019

Gabriela Massaro Carneiro Monteiro, psiquiatra da Infância e Adolescência pelo HCPA e mestranda no programa de pós-graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS, foi duplamente premiada no Congress on Brain, Behavior and Emotion 2019.

Por seu trabalho "BURNOUT IN PSYCHIATRY RESIDENTS", onde avalia a prevalência de Burnout nos residentes de psiquiatria de Porto Alegre e o papel das relações interpessoais e institucionais nesta síndrome, recebeu o prêmio "JOVEM PESQUISADOR" e como co-autora do trabalho "WHO ATTEMPTS SUICIDE AMONG MEDICAL STUDENTS?", que analisou os fatores associados ao auto-relato de tentativas de suicídio em uma amostra de 4840 estudantes de medicina de todo país, recebeu o prêmio "CCM DE INCENTIVO À PESQUISA" . O Celg parabeniza Gabriela por suas conquistas!

Cláudio Eizirik 26 Abril 2019

O professor Cláudio Eizirik, cuja brilhante trajetória profissional, acadêmica, política e científica dispensa apresentações, é editor - juntamente com Giovani Foresti- do livro Psychoanalysis and Psychiatry /Partners and Competitors in the Mental Field, recém publicado pela International Psychoanalytical Association.

Os 22 capítulos do livro, escritos por renomados profissionais de ambas as áreas e de diferentes partes do mundo, trazem ao leitor um amplo panorama da relação Psicanálise/ Psiquiatria no campo da Saúde Mental. Suas contribuições dividem-se em três partes: Tendências globais e especificidades locais, A prática clínica: nosologia, diagnóstico e tratamentos e A dimensão formativa:ensino e educação continuada.

Glen O. Gabbard, responsável por um dos capítulos, estará presente no Simpósio de 60 anos do CELG, que ocorrerá no dia 25 de maio no Sheraton, em Porto Alegre. Ele e Cláudio Eizirik farão uma sessão de autógrafos após o Simpósio, lançando no Brasil este livro tão oportuno, e que estará à venda no local.

Idete Zimerman Bizzi 4 Abril 2019

No próximo Congresso Internacional de Psicanálise da IPA, a colega Idete Zimerman Bizzi apresentará um trabalho intitulado Pioneering Women in Psychoanalysisand their Heritage: Subjectivity and Intersubjectivity. Pela terceira vez consecutiva, a sócia do CELG é selecionada pela IPA para apresentação de individual papers, centrados na temática da subjetividade do analista no campo terapêutico. Em Boston, 2015, levou A Dichotomized Identity and its Cost e em 2017, Buenos Aires, foi a vez de Searching for the truth in history and in oneself: the vicissitudes of countertransference.

Para Londres, Idete propõe um novo olhar à história de Sabina Spielrein e Helene Deutsch, pioneiras da psicanálise, destacando sua contribuição para um enfoque mais pessoal, subjetivo e relacional da função analítica, que é, atualmente, a base da escola intersubjetiva da psicanálise. Ambas autoras dão voz à noção contemporânea de que o bom analista trabalha a partir de uma posição intermediária entre o saber e o sentir, entre o escutar o outro e escutar a si, entre interpretar e conversar, entre ser e vir a ser junto com seu paciente.

Ane Marlise Port Rodrigues 6 Fevereiro 2019

O trabalho "The freedom and the singularity in the psychoanalytic transmission – an endless challenge / A liberdade e a singularidade na transmissão da psicanálise - um desafio interminável " foi escolhido pelo Comitê de Educação Psicanalítica da IPA para ser apresentado e premiado no próximo Congresso da International Psychoanalytic Association, que se dará em julho deste ano, em Londres. Sua autora, Dra. Ane Marlise Port Rodrigues, é médica e psiquiatra pela UFRGS; psiquiatra e psicanalista/IPA de crianças, adolescentes e adultos; membro titular com função didática da SBPdePA; coordenadora de seminários no Instituto de Psicanálise da SBPdePA e professora convidada do CEPOA e do CAPIA/CELG.

Ana Margareth Siqueira Bassols 29 Novembro 2018

A professora Ana Margareth Siqueira Bassols é psicanalista pela SPPA, professora do Departamento de Psiquiatria da UFRGS, preceptora da Residência em Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e coordenadora do CAPIA – Curso de Atualização em Psicoterapia da Infância e da Adolescência promovido pelo CELG.

Desde seu doutorado, defendido em 2014, onde avaliou questões relacionadas à saúde mental dos estudantes de medicina da UFRGS, segue envolvida em projetos de pesquisa e ações de extensão relacionadas ao tema. Coordena atualmente o Projeto de Extensão "Pega Leve", que recebeu recentemente o prêmio "Destaque dentre os destaques" dentre os projetos apresentados pelos participantes do XIX Salão de Extensão da UFRGS.

O "Pega Leve" visa o treinamento da comunidade acadêmica na identificação de sinais de risco e de adoecimento psíquico e no encaminhamento dos indivíduos em sofrimento para diferentes locais de atendimento. O projeto promove a discussão de experiências de prevenção e promoção de saúde mental em ambientes universitários, no âmbito da pesquisa e da extensão.

Na imagem: Extensionistas Daniel Luccas Arenas e Anna Viduani , vice coordenadora Simone Hauck, coordenadora Ana Margareth Bassols e extensionista Franco Zortea.

Christian Kieling 3 Novembro 2018

Christian Kieling fundou e coordena o Programa de Depressão na Infância e na Adolescência (ProDIA) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – que tem como foco pesquisas clínicas e epidemiológicas sobre transtornos de humor na população jovem. Além das atividades na graduação e pós-graduação do Departamento e na internação psiquiátrica de adolescentes do HCPA, Christian também exerce a função de International Editor-at-Large para o Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry.

Atualmente lidera, em conjunto com a Dra. Valeria Mondelli do King's College London, o consórcio IDEA (Identifying Depression Early in Adolescence), que reúne pesquisadores baseados em cinco países (Brasil, Estados Unidos, Nepal, Nigéria e Reino Unido). Também faz parte da recentemente criada World Psychiatric Association/The Lancet Clinical Commission on Depression.

Daniel Tornaim Spritzer 13 Março 2018

Nosso colega Daniel Spritzer, coordenador do GEAT e sócio do CELG, representou o Brasil no 4º Encontro sobre Dependências Comportamentais e suas Implicações na Saúde Pública, promovido pela Organização Mundial de Saúde, em Istambul.

Ele integra, desde 2015, um grupo cujo objetivo é a elaboração da categoria Gaming Disorder para a CID - 11, e participou também do 4º Congresso Internacional de Dependência de Tecnologia, organizado pela ONG internacional Turkish Green Crescent Society, com sede na Turquia.

Contato

Logo CELG
WhatsApp Telefone
Associe-se