Sócio Destaque

Lucia Helena Freitas 26 Novembro 2021

Neste mês, temos orgulho em compartilhar a trajetória de nossa sócia destaque, a Profa. Dra. Lúcia Helena Machado Freitas!
Psiquiatra e Psicanalista, Lúcia formou-se em Medicina pela PUCRS, especializando-se em Psiquiatria, posteriormente, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde construiu parte de sua carreira. Realizou Mestrado em Saúde Pública na renomada Universidade de Harvard (EUA), por um ano, retornando à Porto Alegre, onde realizou nova especialização, em Psicoterapia de Orientação Analítica, também pela UFRGS. Tornou-se, ainda, Doutora em Ciências Médicas, na mesma instituição de ensino. Ao longo desse período, realizou sua formação psicanalítica na Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), da qual segue sendo membro ativa.
Atualmente, Lúcia é Professora Associada do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal, da Faculdade de Medicina da UFRGS e atua principalmente nas áreas de psicoterapia, psicanálise e transtorno de estresse pós-traumático.
Nossa associada defendeu seu Memorial para Professora Titular do Departamento de Psiquiatria da UFRGS no dia 25/11/21, após muitos anos de contribuição ao Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Alexandre Kieslich da Silva 1 Novembro 2021

O CELG apresenta o novo Sócio-Destaque: o Dr. Alexandre Kieslich da Silva! Conheça abaixo um pouco mais sobre ele.

Alexandre recebeu o prêmio Vicente de Araújo no XXVI Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), premiação destinada a destacar pesquisas clínicas de excelência no campo da psiquiatria de adição.

Nosso sócio-destaque é especialista em psiquiatria de adição pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e mestre em ciências da saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Além disso, Alexandre é professor do curso de medicina da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e foi diretor de sócios do CELG.

Estamos muito felizes e honrados em poder contar com profissionais extremamente competentes como o Dr. Alexandre.

Lucas Primo De Carvalho Alves 9 Setembro 2021

Conheça o nosso novo sócio-destaque: o psiquiatra
Lucas Primo Carvalho Alves!
 
Lucas foi ganhador do prêmio de melhor tese de doutorado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e esteve entre os vencedores do Prêmio CELG-PPGPsiq 2020, premiação organizada pelo CELG, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da UFRGS, para destacar pesquisadores com trabalhos de excelência acadêmica.
 
O nosso sócio-destaque recebeu o título de doutor em psiquiatria através do programa tripartite da UFRGS, USP e UNIFESP e concluiu seu pós-doutorado na UFRGS desenvolvendo pesquisas na área de depressão, psicometria e marcadores biológicos associados a sintomas depressivos.
 
Lucas é sócio-fundador da EBM Academy, onde atua na criação de conteúdo, sendo professor de diversos cursos de epidemiologia e bioestatística. Além disso, é professor de psiquiatria do curso de medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, preceptor da residência médica de psiquiatria do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas/Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, docente de saúde coletiva do MEDCEL e atua como diretor científico do CELG.

Luiza Silveira Lucas 4 Janeiro 2021

Luiza foi a ganhadora do V Torrent Young Scholar Award (TYSA), concurso idealizado pelo Departamento de Psiquiatria da USP, que escolheu o melhor residente (R3) em psiquiatria do Brasil de 2019.
➜ A nossa Sócia-Destaque foi anunciada ganhadora no dia 12.11.2020, durante a aula magna do VI Congresso Clínica Psiquiátrica, organizado pelo Departamento de Psiquiatria da USP.
➜ Luiza finaliza em dezembro de 2020 o curso de psicoterapia CEPOA do CELG. Além disso, participa das diretorias de relacionamento com sócios e divulgação do CELG, e é preceptora da Residência de Psiquiatria da Rede de Saúde Divina Providência, no Hospital São José, de Arroio do Meio.

Luis Augusto Rohde 2 Janeiro 2021

Professor Titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretor do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Vice-coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento.
É editor emérito da Revista Brasileira de Psiquiatria. Foi co-editor do European Child and Adolescent Psychiatry, é editor internacional do J Am Acad Child and Adolescent Psychiatry. Foi vice-presidente da International Association of Child Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines e membro do grupo para Transtornos Disruptivos do Comportamento e TDAH do DSM-5. Foi presidente da World Federation of ADHD.
O Dr. Rohde também integra a lista dos "pesquisadores altamente citados" de 2020 da Web of Science, com 12.483 citações.

Christian Kieling 11 Dezembro 2020

Professor de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundou e coordena o Programa de Depressão na Infância e na Adolescência (ProDIA) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). É co-investigador principal do consórcio IDEA (Identifying Depression Early in Adolescence).
Além disso, integra a Lancet - World Psychiatric Association Clinical Commission on Depression; exerce a função de International Editor-At-Large para o Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (JAACAP); e faz parte do Programa de Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina (ANM).
Estamos muito felizes e honrados de contar com profissionais extremamente competentes e mundialmente reconhecidos como nossos associados!

Flavio Pechansky 9 Março 2020

Possui graduação em Medicina pela UFRGS, mestrado e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Hubert Humphrey Fellow da Johns Hopkins School of Public Health. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da UFRGS. 

Flavio Pechansky foi o único sul-americano convidado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para participar de duas reuniões sobre áreas prioritárias para fortalecer a implementação da estratégia global para reduzir uso nocivo de álcool, na sede da OMS, Genebra, Suíça. 

O objetivo final destas reuniões foi o de alimentar a OMS com informações de experts, visando a assembléia geral da ONU sobre o tema de saúde mental na área específica, que acontecerá em 2020.

Cláudio Eizirik 26 Abril 2019

O professor Cláudio Eizirik, cuja brilhante trajetória profissional, acadêmica, política e científica dispensa apresentações, é editor - juntamente com Giovani Foresti- do livro Psychoanalysis and Psychiatry /Partners and Competitors in the Mental Field, recém publicado pela International Psychoanalytical Association.

Os 22 capítulos do livro, escritos por renomados profissionais de ambas as áreas e de diferentes partes do mundo, trazem ao leitor um amplo panorama da relação Psicanálise/ Psiquiatria no campo da Saúde Mental. Suas contribuições dividem-se em três partes: Tendências globais e especificidades locais, A prática clínica: nosologia, diagnóstico e tratamentos e A dimensão formativa:ensino e educação continuada.

Glen O. Gabbard, responsável por um dos capítulos, estará presente no Simpósio de 60 anos do CELG, que ocorrerá no dia 25 de maio no Sheraton, em Porto Alegre. Ele e Cláudio Eizirik farão uma sessão de autógrafos após o Simpósio, lançando no Brasil este livro tão oportuno, e que estará à venda no local.

Idete Zimerman Bizzi 4 Abril 2019

No próximo Congresso Internacional de Psicanálise da IPA, a colega Idete Zimerman Bizzi apresentará um trabalho intitulado Pioneering Women in Psychoanalysisand their Heritage: Subjectivity and Intersubjectivity. Pela terceira vez consecutiva, a sócia do CELG é selecionada pela IPA para apresentação de individual papers, centrados na temática da subjetividade do analista no campo terapêutico. Em Boston, 2015, levou A Dichotomized Identity and its Cost e em 2017, Buenos Aires, foi a vez de Searching for the truth in history and in oneself: the vicissitudes of countertransference.

Para Londres, Idete propõe um novo olhar à história de Sabina Spielrein e Helene Deutsch, pioneiras da psicanálise, destacando sua contribuição para um enfoque mais pessoal, subjetivo e relacional da função analítica, que é, atualmente, a base da escola intersubjetiva da psicanálise. Ambas autoras dão voz à noção contemporânea de que o bom analista trabalha a partir de uma posição intermediária entre o saber e o sentir, entre o escutar o outro e escutar a si, entre interpretar e conversar, entre ser e vir a ser junto com seu paciente.

Ane Marlise Port Rodrigues 6 Fevereiro 2019

O trabalho "The freedom and the singularity in the psychoanalytic transmission – an endless challenge / A liberdade e a singularidade na transmissão da psicanálise - um desafio interminável " foi escolhido pelo Comitê de Educação Psicanalítica da IPA para ser apresentado e premiado no próximo Congresso da International Psychoanalytic Association, que se dará em julho deste ano, em Londres. Sua autora, Dra. Ane Marlise Port Rodrigues, é médica e psiquiatra pela UFRGS; psiquiatra e psicanalista/IPA de crianças, adolescentes e adultos; membro titular com função didática da SBPdePA; coordenadora de seminários no Instituto de Psicanálise da SBPdePA e professora convidada do CEPOA e do CAPIA/CELG.

Ana Margareth Siqueira Bassols 29 Novembro 2018

A professora Ana Margareth Siqueira Bassols é psicanalista pela SPPA, professora do Departamento de Psiquiatria da UFRGS, preceptora da Residência em Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e coordenadora do CAPIA – Curso de Atualização em Psicoterapia da Infância e da Adolescência promovido pelo CELG.

Desde seu doutorado, defendido em 2014, onde avaliou questões relacionadas à saúde mental dos estudantes de medicina da UFRGS, segue envolvida em projetos de pesquisa e ações de extensão relacionadas ao tema. Coordena atualmente o Projeto de Extensão "Pega Leve", que recebeu recentemente o prêmio "Destaque dentre os destaques" dentre os projetos apresentados pelos participantes do XIX Salão de Extensão da UFRGS.

O "Pega Leve" visa o treinamento da comunidade acadêmica na identificação de sinais de risco e de adoecimento psíquico e no encaminhamento dos indivíduos em sofrimento para diferentes locais de atendimento. O projeto promove a discussão de experiências de prevenção e promoção de saúde mental em ambientes universitários, no âmbito da pesquisa e da extensão.

Na imagem: Extensionistas Daniel Luccas Arenas e Anna Viduani , vice coordenadora Simone Hauck, coordenadora Ana Margareth Bassols e extensionista Franco Zortea.

Christian Kieling 3 Novembro 2018

Christian Kieling fundou e coordena o Programa de Depressão na Infância e na Adolescência (ProDIA) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – que tem como foco pesquisas clínicas e epidemiológicas sobre transtornos de humor na população jovem. Além das atividades na graduação e pós-graduação do Departamento e na internação psiquiátrica de adolescentes do HCPA, Christian também exerce a função de International Editor-at-Large para o Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry.

Atualmente lidera, em conjunto com a Dra. Valeria Mondelli do King's College London, o consórcio IDEA (Identifying Depression Early in Adolescence), que reúne pesquisadores baseados em cinco países (Brasil, Estados Unidos, Nepal, Nigéria e Reino Unido). Também faz parte da recentemente criada World Psychiatric Association/The Lancet Clinical Commission on Depression.

Daniel Tornaim Spritzer 13 Março 2018

Nosso colega Daniel Spritzer, coordenador do GEAT e sócio do CELG, representou o Brasil no 4º Encontro sobre Dependências Comportamentais e suas Implicações na Saúde Pública, promovido pela Organização Mundial de Saúde, em Istambul.

Ele integra, desde 2015, um grupo cujo objetivo é a elaboração da categoria Gaming Disorder para a CID - 11, e participou também do 4º Congresso Internacional de Dependência de Tecnologia, organizado pela ONG internacional Turkish Green Crescent Society, com sede na Turquia.

Contato

Logo CELG
WhatsApp Telefone
Associe-se