Programa Mindfulness para a Saúde MBPM® 2021/2

Divulgação Programa Mindfulness para a Saúde MBPM® 2021/2

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INSCRIÇÕES ABERTAS - INICIO EM 24 DE AGOSTO DE 2021

COORDENAÇÃO: Miriam Brunstein 

OBJETIVOS DO CURSO

       Após ter completado o curso de oito semanas, os participantes:

  • Terão experimentado uma mudança profunda na forma como se relacionam com suas experiências difíceis, seja dor, doença ou estresse.
  • Terão aprendido a vivenciar o corpo e as sensações físicas de maneira direta, deixando de lado as reações mentais e emocionais à experiência física de dor ou estresse.
  • Terão vivenciado a natureza fluida e em constante mudança das experiências de vida e terão aprendido a dissolver a tendência de se relacionar com a dor ou o estresse (ou quaisquer outras experiências) como algo fixo ou rígido.
  • Terão deixado de sentir suas dificuldades como uma causa para se isolarem. Eles desenvolverão um senso de “humanidade compartilhada” na qual qualquer experiência é uma oportunidade para empatia e conexão.

PRÉ REQUISITOS: Para fazer o programa, só é necessário interesse e compromisso de se envolver totalmente com o curso

PLATAFORMA DAS AULAS ONLINE: Zoom Meeting

DURAÇÃO DO CURSO:  8 SEMANAS 

INVESTIMENTO:

  • Sócios: R$ 700,00 (à vista) ou R$ 735,00 (em até 2x)
  • Não sócios: R$ 800,00 (à vista) ou R$ 840,00 (em até 2x)

FREQUÊNCIA: Semanas, terças-feiras das 18h30 às 21h

O programa é realizado em oito encontros semanais de duas horas e meia cada (mais uma sessão de prática adicional), com amplo espaço para aprender os métodos, colocá-los em prática e compartilhar sua experiência com outras pessoas na sua mesma situação. 

A aprendizagem é completada por um manual do curso e um pacote de áudios para download com meditações que serão usados para prática em casa durante a semana (uma amostra das meditações você pode ouvir online).

As tarefas desenvolvidas durante a semana incluem:

  • Meditações MBPM com 10 a 25 minutos de duração.
  • Movimentos conscientes (movimentos suaves baseados em yoga e pilates).
  • Exercícios práticos para aplicar mindfulness e compaixão na vida cotidiana.
  • Liberadores de hábitos: propostas simples para desenvolver hábitos positivos.
  • Leituras.

RESULTADOS DA APRENDIZAGEM: 

  • Usar a respiração como base para todo o curso.

A respiração age como: 

  • Uma âncora corporal para a mente, habitando o momento presente
  • Uma maneira de dissolver a tensão secundária, liberando os padrões de reter a respiração
  • Uma maneira de experimentar diretamente a natureza fluida e mutável da experiência
  • Um meio para desenvolver compaixão para si e para os outros
  • Uma experiência que compartilhamos com os outros e, portanto, uma maneira de nos sentirmos conectados
  • Habitar o corpo com consciência enquanto se move, durante a prática dos movimentos conscientes ou na vida cotidiana
  • Incorporar mindfulness para trazer equilíbrio e sustentabilidade à vida cotidiana, usando um “programa de esforço equilibrado” (pacing)
  • Distinguir o sofrimento primário (desconforto ou experiência difícil) do sofrimento secundário (que são as nossas reações habituais nos planos mental, emocional e físico)
  • Aplicar uma atitude cuidadosa e gentil em relação à sua dor, doença e estresse, suavizando a resistência e cultivando a “aceitação compassiva”.
  • Apreciar e desfrutar as experiências agradáveis ou prazerosas, inclusive das pequenas coisas
  • Cultivar bondade e equanimidade em relação a si mesmo através do desenvolvimento meditativo de uma consciência mais ampla.
  • Cultivar bondade e equanimidade para com os outros através do desenvolvimento meditativo da interconexão com todos os seres e com a humanidade que compartilhamos.

PROFESSORES

Lucianne Valdivia - Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre em Psiquiatria UFRGS, Professora Certificada de Mindfulness e Compaixão pelo Respiravida Breathworks.

Miriam Brunstein - Psiquiatra, Médica Contratada Psiquiatria Hospital de Clínicas, Doutora em Neuroquímica – Bioquímica UFRGS, Professora Certificada de Mindfulness e Compaixão pelo Respiravida Breathworks.

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