Centro de Atendimento Psicoterápico - CAP
O que é o CAP?
O Centro de Atendimento Psicoterápico (CAP) foi criado em 1996 pelo Centro de Estudos Luís Guedes (CELG) e tem a função de fornecer atendimento psicoterápico de orientação analítica a custo reduzido às pessoas que necessitem e possam se beneficiar desse tipo de tratamento.
O contato pode ser feito pelo telefone (51) 3359.8416
Importante: não temos serviço de urgência e não fazemos emissão de laudos.
O que é psicoterapia de orientação analítica?
É um método de tratamento para problemas de natureza emocional no qual são analisados os conteúdos da mente, especialmente os inconscientes (sonhos, pensamentos livremente associados, sentimentos).
Objetivos
A psicoterapia de orientação analítica visa à obtenção de um nível maior de equilíbrio mental (interno) e relacional (externo), promovendo o crescimento e o desenvolvimento da personalidade.
Como funciona
O foco de trabalho é o objetivo a ser atingido. Para isso utiliza-se a fala livremente associada, com o paciente e o terapeuta sentados frente a frente. A frequência varia de 1 a 2 sessões por semana, e o tratamento pode durar meses ou até anos.
Indicações
Transtornos reativos, crises vitais e acidentais, conflitos circunscritos, lutos, entre outros. É uma terapia particularmente benéfica para pacientes com capacidade de introspecção, bom nível intelectual e motivação.
Quem atende no CAP?
Os pacientes são atendidos por profissionais da área da saúde mental (psicólogos e psiquiatras) em especialização no curso de psicoterapia de orientação analítica e médicos do último ano de residência em psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Como é feito o atendimento?
O atendimento é realizado pelo terapeuta em seu consultório particular e o custo de cada sessão será determinado de acordo com a renda de cada paciente e combinado com o terapeuta durante as sessões de avaliação,
Quem pode ser atendido?
Crianças, adolescentes e adultos.
Existe atendimento de urgência?
Não. As pessoas que necessitarem atendimento de urgência devem procurar os serviços de emergência psiquiátrica.
O atendimento pode ser gratuito?
Não. O valor da consulta é R$ 80,00 (oitenta reais).
É importante lembrar que alguns pacientes têm a ideia errônea de que serão atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre ou que o atendimento do CAP é gratuito. Existem alguns locais públicos que realizam atendimento psicoterápico pelo SUS, que é o caso do HCPA. Para consultar pelo SUS é necessário ser encaminhado por um médico através de um posto de saúde.
Como posso procurar o CAP?
Os pacientes interessados podem entrar em contato pelo fone 33598416 / 33305655 (das 8 às 12 e das 13:30 às 16 horas). Seus dados serão enviados para o coordenador do CAP, que fará um contato telefônico para uma pequena entrevista de triagem antes de realizar o encaminhamento. O tempo de espera para o contato é em torno de uma a duas semanas.