Português (Brasil)English (United Kingdom)

videos

Faça o login para acessar os vídeos.


Fotos - XXVI Jornada


Educação Continuada em Psicoterapia
Educação Continuada em Psicoterapia

Sócios



Home CAP
CAP - Centro de Atendimento Psicoterápico

Tel.:  51 3333.1396 (Não temos serviço de urgência e não fazemos emissão de laudos)

 
 

O que é o CAP?

 

O Centro de Atendimento Psicoterápico (CAP) foi criado em 1996 pelo Centro de Estudos Luis Guedes (CELG) e tem a função de fornecer atendimento psicoterápico de orientação analítica a custo reduzido às pessoas que necessitem e possam se beneficiar desse tipo de tratamento.

 
 

O que é psicoterapia de orientação analítica?

 

É um método de tratamento para problemas de natureza emocional no qual são analisados os conteúdos da mente, especialmente os inconscientes (sonhos, pensamentos livremente associados, sentimentos).

 

Objetivos

A psicoterapia de orientação analítica visa à obtenção de um nível maior de equilíbrio mental (interno) e relacional (externo), promovendo o crescimento e o desenvolvimento da personalidade.

 

 

 

Como funciona

O foco de trabalho é o objetivo a ser atingido. Para isso utiliza-se a fala livremente associada, com o paciente e o terapeuta sentados frente a frente. A frequência varia de 1 a 2 sessões por semana, e o tratamento pode durar meses ou até anos.

 

 

 

Indicações

Transtornos reativos, crises vitais e acidentais, conflitos circunscritos, lutos, entre outros. É uma terapia particularmente benéfica para pacientes com capacidade de introspecção, bom nível intelectual e motivação.

 

 

 

Quem atende no CAP?

 

Os pacientes são atendidos por profissionais da área da saúde mental (psicólogos e psiquiatras) em especialização no curso de psicoterapia de orientação analítica e médicos do último ano de residência em psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

 

 

 

Como é feito o atendimento?

 

O atendimento é realizado pelo terapeuta em seu consultório particular e o custo de cada sessão será determinado de acordo com a renda de cada paciente e combinado com o terapeuta durante as sessões de avaliação,

 

Quem pode ser atendido?

 

Crianças, adolescentes e adultos.

 

 

 

Existe atendimento de urgência?

 

Não. As pessoas que necessitarem atendimento de urgência devem procurar os serviços de emergência psiquiátrica.

 

 

 

O atendimento pode ser gratuito?

 

Não. É importante lembrar que alguns pacientes têm a ideia errônea de que serão atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre ou que o atendimento do CAP é gratuito. Existem alguns locais públicos que realizam atendimento psicoterápico pelo SUS, que é o caso do HCPA. Para consultar pelo SUS é necessário ser encaminhado por um médico através de um posto de saúde.

 

 

 

Como posso procurar o CAP?

 

Os pacientes interessados podem entrar em contato pelo fone 33598416 / 33331396 (das 8 às 12 e das 13:30 às 16 horas). Seus dados serão enviados para o coordenador do CAP, que fará um contato telefônico para uma pequena entrevista de triagem antes de realizar o encaminhamento. O tempo de espera para o contato é em torno de uma a duas semanas.

 

 

 

Claudia Fam, Camila Selbach
Responsáveis pelo Centro de Atendimento Psicoterápico (CAP)

 

 

 
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax